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Assista ao evento Jornada da Transformação Digital na Indústria
Evento TD Baumier

Por que a transformação digital é essencial para toda e qualquer indústria?

Quais as tomadas de decisão necessárias para que isso aconteça?,/p>

O que é preciso para Transformar a Indústria digitalmente?

Realizamos nos dias 25,26 e 27 de Maio de 2021 a Jornada da Transformação Digital na Indústria, com o apoio e participação dos fabricantes das soluções industriais mais competitivas do mercado para responder a essas, e outras respostas de perguntas que possa vir a pensar.

Nesse evento conversamos com especialistas do mercado de redes de comunicação para indústrias, focando os assuntos em tecnologia e inovação mostrando e sanando dúvidas de como transformar a sua indústria digitalmente com essas novas tecnologias existentes.

Reunimos o conteúdo gravado em uma playlist para você acessar quando e onde quiser:

No primeiro dia do evento conversamos sobre a importância de estruturar sua rede corretamente para uma adequada Infraestrutura de Rede e Conectividade.

Palestrantes convidados:

  • Importância dos cabos na era da Transformação Digital - Carlos Koda e Bruno Capareli - BELDEN POLIRON
  • Fibra Óptica, a Espinha Dorsal para a Transformação Digital - Marco Mallagoli - VIAVI
  • Bate-papo com o Especialista - Ricardo Avena
  • From Sensor to Cloud With Smart I/O solutions - Svenja Litz - BELDEN ALEMANHA (Apresentação em Inglês)
  • Utilização de Gateways na Transformação Digital - Eduardo Lima -PROSOFT

No 2º dia conversamos sobre a importância de boas escolhas de Pcs Industriais, e ferramentas de acesso remoto assim como ativos de rede e gerenciamento para garantir o bom funcionamento da rede, e não menos importante a sua segurança.

Palestrantes convidados:

  • Remote Access in the Digital Transformation - Sharon Roberts - SECOMEA (Apresentação em Inglês)
  • Bate-papo com o Especialista - Eduardo Honorato
  • Computadores Industriais na Transformação Digital - Rodrigo Tutilo - ADVANTECH
  • Jornada da Transformação Digital - Guilherme Normanton - BELDEN BRASIL
  • Gerenciamento de Rede - Bruno Duarte - BAUMIER AUTOMATION

No 3º dia, encerramos a jornada conversando sobre as tecnologias existentes que possibilitam o monitoramento da rede, seja de dispositivos ou de gerenciamento de usuários e acessos, bem como Aquisição, normalização e coleta de dados, para uma Transformação Digital completa.

Palestrantes convidados:

  • Construindo uma Indústria Digital através do PAM - David Muniz - SENHASEGURA
  • Industrial Digital Transformation & Security - Richard Springer - TRIPWIRE (Apresentação em Inglês)
  • Bate-papo com o Especialista - Prof. Dr. Marco Coghi
  • A importância da digitalização na minha empresa - Élvio Gravata - INTELUP
  • The Modern Edge Platform for Industry - Damian Smektala - LITMUS (Apresentação em Inglês)

Qualquer dúvida, sobre essas soluções, contate nossa equipe técnica comercial.

Confira os novos recursos e aprimoramentos da versão 9.5 do GateManager e do SiteManager - SECOMEA
Secomea

O lançamento traz melhorias, correções de bugs e correções de vulnerabilidades de segurança.

Com a versão 9.5, toda a gama de SiteManagers de hardware agora suporta uma série de dispositivos GNSS USB geralmente disponíveis para diferentes sistemas globais de navegação por satélite, como GPS (EUA), Glonass (Rússia), Galileo (UE) e BeiDou (China).

Uma nova função de coletor interno no DCM pode ser configurada para enviar latitude, longitude, altitude e outras informações relacionadas ao GNSS para uma nuvem onde as informações podem ser usadas para traçar a localização do SiteManager em um mapa. O SiteManager Embedded não oferece suporte a dispositivos GNSS USB físicos, mas permitirá que um aplicativo local injete dados GNSS no DCM por meio da API JSON SM-E e faça com que o DCM envie as coordenadas para uma nuvem de sua escolha.

Isso se alinha perfeitamente com a versão 1.8 da Secomea Data Collection Cloud (DCC), que introduziu um novo widget de mapa de painel, permitindo que você tenha várias máquinas representadas por SiteManagers plotadas no mesmo mapa e, ao clicar em uma máquina, abrirá um novo painel com informações detalhadas da máquina.

Os dados GNSS também são enviados como dados de pulsação para o GateManager. Na nova versão 9.5, você pode acessar o Portal GateManager para clicar e mostrar a localização do SiteManager no OpenStreetMap.

O DCM para ambos os modelos de hardware SiteManager e SiteManager Embedded para Linux recebeu algumas atualizações de recursos para OPC UA para maior segurança e usabilidade.

Na versão 9.4, lançamos criptografia e suporte a certificados para OPC UA como um recurso experimental. Com algumas correções e mais quilometragem, a versão 9.5 deve suportar ainda mais casos de uso para proteger a comunicação OPC UA entre um SiteManager e um PLC.

Em meados de maio de 2021, uma coleção de novas vulnerabilidades WiFi foi publicada sob o nome agressivo FragAttacks (uma contração de ‘fragmentação’ e ‘ataques de agregação’). As vulnerabilidades afetaram qualquer tipo de equipamento com recursos de cliente WiFi ou ponto de acesso, incluindo o SiteManager.

Realizamos muitos testes e podemos declarar com a versão 9.5 que o SiteManager está oficialmente livre dessas vulnerabilidades.

Desde o dia 30 de junho de 2021 o firmware do SiteManager 9.5 está disponível em todos os GateManagers hospedados. O firmware do

GateManager e do SiteManager também estará disponível para download em na Base de conhecimento da Secomea.

Segurança Cibernética na Fábrica Digital - Como atender os requisitos de segurança de TI?
Acesso Remoto Secomea

À medida que a adoção da Indústria 4.0 continua a crescer e a necessidade de manutenção remota e sistemas de gerenciamento de acesso de terceiros aumenta, também aumenta a necessidade de soluções de segurança cibernética que atendam aos requisitos de tecnologia operacional (OT) e de TI - e assim minimizem o risco de tempo de inatividade não planejado com suas questões comerciais e de reputação associadas.

As soluções de manutenção remota para o setor de automação industrial mostraram na última década seu valor por meio da economia em custos de viagens e suporte mais responsivo e otimizado dos engenheiros de serviço dos fornecedores de máquinas.

MANUTENÇÃO REMOTA COMO PRINCIPAL MOTOR PARA AS INICIATIVAS DA INDÚSTRIA 4.0

Nos últimos anos, o aumento da produtividade e da competitividade resultante do uso desses serviços remotos tornou-se cada vez mais evidente, e a manutenção remota tornou-se um fator-chave para as iniciativas da Indústria 4.0 de muitas empresas. A manutenção remota implica o uso da Internet, e o termo Internet das Coisas (IoT) tornou-se um tópico importante ao planejar e implementar estratégias de sistema de controle industrial (ICS).

Hoje não é exclusivo para departamentos de OT, mas também envolve departamentos de TI devido às implicações de segurança cibernética. Na verdade, o departamento de OT agora tem uma responsabilidade muito mais ampla em torno da segurança, onde, no passado, o tópico dominante era a segurança. E na área de segurança, o foco mudou do tratamento principal da autenticação para a entrega de sistemas robustos para gerenciamento de autorização e disponibilidade de serviço.

O aproveitamento da verdadeira capacidade da IoT Industrial depende da colaboração de especialistas em cada domínio; e fornecedores líderes, como a Advantech, trabalham em estreita colaboração com parceiros com profundo conhecimento na área específica para co-criar soluções otimizadas para atender às necessidades em constante mudança dos clientes.

Quando se trata de acesso remoto seguro, uma frase-chave a se considerar é “Com grande poder vem grande responsabilidade”. Os clientes esperam que tecnologia de ponta seja combinada com confiabilidade: não apenas do ponto de vista do hardware, mas também na área de transformação de fábrica. A conexão remota é uma das muitas áreas em que a colaboração com parceiros inovadores oferece um valor significativo para os clientes.

Um exemplo é a Secomea, uma empresa industrial de IoT que, ao longo da última década, desenvolveu e aprimorou uma variedade de soluções de manutenção remota e sistemas de gerenciamento de acesso de terceiros que combinam segurança com facilidade de uso. A filosofia por trás disso é que soluções simples de usar estarão menos sujeitas a erros humanos e, portanto, o nível de segurança desejado será mantido.

GARANTA O GRAU DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA REQUERIDO EM SUA SOLUÇÃO DE ACESSO REMOTO

Portanto, o que uma empresa que considera uma solução de acesso remoto ou sistema de gerenciamento de acesso de terceiros deve procurar para garantir o grau necessário de segurança cibernética?

Em primeiro lugar, as conexões remotas de clientes e dispositivos IoT devem ser baseadas em um design de autenticação sólido e seguro que deve ser capaz de prevenir o que é conhecido como ataques "homem-do-meio - MITM"”.

Em segundo lugar, qualquer solução considerada deve ser certificada em segurança e Industria 4.0, e ser regularmente auditada por especialistas em segurança externos.

A solução também deve ter “autenticação de dois fatores” e um sistema de gerenciamento de acesso do usuário onde o proprietário pode controlar e autorizar centralmente quem tem acesso a qual equipamento, quando e por quanto tempo, enquanto simultaneamente registra todas as atividades para auditoria de acesso.

É aconselhável ter cuidado com as soluções de túnel VPN tradicionais, baseadas em OpenVPN ou IPSec. Essas tecnologias VPN são projetadas para fornecer acesso total à rede entre duas redes remotas. No entanto, isso não atende aos requisitos de segurança de TI da fábrica moderna. Soluções como o Secomea Relay VPN, que atendem aos requisitos de segurança e usabilidade de conectar engenheiros de serviço com equipamentos industriais estão disponíveis. Este tipo de solução também tem a capacidade de fornecer acesso a apenas serviços e endereços IP específicos, sem a necessidade de configurar regras de firewall, e pode ser usado com um servidor M2M privado ou baseado em nuvem.

A segurança cibernética é uma consideração vital na fábrica moderna, e todos os indivíduos devem estar cientes dela e garantir que ela seja implementada de maneira adequada. Qualquer relaxamento nessa área pode criar um ponto de falha em toda a estrutura - algo que nenhuma fábrica pode pagar. Implementar uma solução que seja simples de usar por quem não é especialistas em TI é um grande passo para minimizar os riscos de segurança cibernética resultantes de erro humano e, assim, garantir a produção ininterrupta e manter a vantagem competitiva. 

Tradução: Eng. Newton de Carvalho Fernandez Autores: Emilie Lerche Fenger: Global Account Manager, Enterprise & Partnerships - Secomea A/S Marco Zampolli: Solution Architect and Senior Product Sales Manager - Advantech Europe BV

 

Utilize dados para realizar manutenções preventiva e preditiva
Acesso Remoto Secomea

Quando falamos de coleta de dados de máquinas e processos, estamos mais preocupados com a qualidade desses dados do que com a quantidade de dados. Seja com o propósito de manutenção preventiva ou preditiva, a decisão de qual dado recuperar e como gerar valor sobre ele é uma evolução constante. É crucial escolher tecnologias e ferramentas que permitam a você ter a maior flexibilidade para ajustar às suas estratégias.

Com o Gateway IoT SiteManager, você pode coletar dados de diferentes dispositivos simultaneamente e enviá-los - como estão (dados brutos) ou pré processados - para diferentes aplicações em nuvem. Isso te dá a capacidade de realizar cálculos OEE* (Overall Equipment Effectiveness) em um sistema, construir painéis de visualização em um outro, enquanto alimenta seu sistema ERP - tudo de forma simultânea e transparente. A solução Data Collection Cloud (DCC) da Secomea (DCC) trará para seus sistemas uma solução completa, tanto para OEE como visualização de dados em tempo real.

Importante destacar que a coleta de dados torna possível a oferta de um pacote de serviços proativo. Por exemplo, monitorar e rastear os consumíveis de uma máquina, permite a otimização da logística, evitando surpresas. Outro exemplo: rastrear o desgaste das peças para planejar o tempo de inatividade, evita quebras e garante que o estoque de peças sobressalentes esteja pronto para a substituição. Resumindo: garanta o monitoramento em tempo real constante da integridade da máquina, do status da produção e da análise histórica.

Bem o que você está esperando para aumentar a produtividade e controle de sua máquina ou aplicação? Precisa testar para acreditar? Contate-me e podemos ajustar isso.

*OEE - é o principal indicador de efetividade global de um equipamento, sendo largamente utilizado nas indústrias de manufatura. A sigla OEE é uma abreviação do termo Overall Equipment Effectiveness. O indicador OEE foi introduzido por Seiichi Nakajima, um dos pais da TPM (Total Productive Maintenance), como uma medida fundamental para se avaliar a performance de um equipamento, sendo usado como um dos componentes fundamentais da metodologia do TPM. https://www.oee.com.br/o-que-e-oee/

Redigido pelo Diretor técnico e Marketing - Eng. Newton C. Fernandez

 

Acesso Remoto industrial, é tudo a mesma coisa?
secomea

A intenção deste pequeno artigo, é chamar a atenção para alguns cuidados e funcionalidades que você deve estar a par antes de escolher uma solução de acesso remoto industrial.

Primeiro, gostaria de comentar a importância de uma solução de acesso remoto nestes nossos dias atuais. Não quero focar no problema seríssimo que a pandemia do COVID-19 nos trouxe, mas nas necessidades que já existiam mesmo antes dela aparecer. Não é de hoje que o acesso remoto a equipamentos industriais nos traz inúmeros benefícios: desde os mais óbvios como poder acessar um equipamento esteja ele onde estiver e fazer sua manutenção remotamente, passando por outros fatores nem tão óbvios assim como saber que, com acesso remoto, os especialistas de cada componente de uma máquina por exemplo, poderão acessá-la quando necessário ou permitir acesso remoto a equipamento confinado ou de difícil acesso. E porque não dizer, fazer também manutenções preventivas e preditivas (monitorando em tempo real o desempenho de uma máquina ou processo).

Bom, vamos voltar a nosso tema principal: "todas as soluções de acesso remoto industrial são iguais?" Sabemos que existem inúmeras soluções no mercado que "prometem entregar um acesso remoto seguro" para você. E me atrevo a dizer que "a maioria diz a verdade", uma vez que as requisições de cada processo/máquina são muito diferentes. Mas é importante ressaltar que em tempos de IIoT, Indústria 4.0 e Transformação Digital, um quesito muito importante e muitas vezes negligenciado é a "Segurança Cibernética". É aqui que as soluções começam a se distanciarem umas das outras.

Cito alguns cuidados que se deve ter para a escolha da solução, uma vez que segurança cibernética é prioridade máxima: é necessário ter uma criptografia forte fim-a-fim (e não apenas em algumas partes da solução); possibilidade de 3 fatores de autenticação (certificado digital, senha/usuário e token via SMS); auditoria com rastreamento dos eventos; gerenciamento de contas de usuários baseado em funções, permitindo que determinado usuário só acesso determinado dispositivo; abertura apenas das portas de comunicação necessárias para o dispositivo específico a ser gerenciado - esses são exemplos de funcionalidades de segurança que precisam estar presente na sua solução escolhida.

Outro ponto importante é a facilidade de uso. De quem é a responsabilidade da implantação da solução de acesso remoto industrial, do time de automação ou do time de TI? Na verdade não faz muita diferença, pois no final das contas ambos estarão envolvidos na solução. Para o time de TI, é importante conhecer as questões de segurança (algumas já mencionadas acima) e como essa "nova solução" irá interagir com o sistemas de firewall da empresa. Isso realmente é critico. Por isso, pense em soluções que trabalhem com "proxy VPN", que normalmente são "firewall friendly". Já para o time de automação, vale lembrar que numa planta, não temos apenas equipamentos com conexões Ethernet. Assim, a solução escolhida precisa ter a capacidade de se comunicar via Ethernet, via serial e porque não dizer por USB. Isso é crucial para a flexibilidade do processo. E claro, facilidade de configuração, se possível com "perfis industriais" já definidos, prontos para serem usados com uma infinidade de fabricantes e equipamentos industriais.

Também gostaria de ressaltar, que estamos falando em acesso remoto para equipamentos industrias, que possuem suas características próprias. Aqui, faço uma pergunta: as soluções destinadas a acesso remoto "office" se adaptariam aqui? Bem, se tiverem as características descritas acima, talvez possamos pensar nelas. Mas gostaria de ressaltar mais um ponto: além de segurança da informação, na indústria necessitamos de segurança física/intrínseca (em inglês esses termos são melhores definidos como "security" e "safety" respectivamente). Será que as soluções ditas "office" se preocupam com "safety"? Bem, as soluções industrias precisam se preocupar. Dessa forma, ao considerar sua solução de acesso remoto industrial, verifique se ela possui por exemplo, entradas digitais que podem ser acionadas no campo, desabilitando o acesso remoto, evitando assim que um operador seja machucado durante uma acesso remoto, e também saídas digitais que podem por exemplo, acionar uma lâmpada ou uma sirene, quando o acesso remoto está sendo realizado. Pequenos detalhes que podem salvar vidas! A compatibilidade com sistemas operacionais distintos (Windows, Linux, acesso via tablet/celular) também deve ser outra preocupação.

Sabemos que a questão do investimento é também um fator decisório. Levanto algumas informações que devem ser consideradas sobre esse assunto: quanto estaríamos "economizando" se no lugar de mandar um especialista da máquina/equipamento para um cliente, pudéssemos fazer isso dentro de nosso escritório (pense nos custos da viagem, deslocamento, máquina parada, etc.)? E se em vez de um especialista precisássemos mandar dois ou três? Essa é uma razão para considerar o dispositivo de acesso remoto. Pense neste caso, em um contrato de manutenção junto a seu cliente final, com respostas praticamente imediatas (menos tempo de máquina parada). E porque não pensar numa solução "multitarefas"? E se além de permitir o acesso remoto para manutenção corretiva sob demanda, a mesma solução pudesse resolver seus problemas de manutenção preventiva e corretiva, permitindo a coleta de algumas variáveis de seu processo ou máquina, enviando os dados para uma nuvem (própria ou de terceiros) permitindo acesso via web a uma série de informações e relatórios? Mais ainda, se pudéssemos manter uma conexão 24x7, permitindo por exemplo a visualização de eventos de logs ou poder supervisionar uma planta e até fazer com que um dispositivo ou máquina troque informações com outros dispositivos do outro lado do mundo? Pois bem, existem soluções prontas no mercado que oferecem tudo isso e dessa forma, além de disponibilizar o acesso remoto seguro que tanta precisa, colocam você no "mundo da Transformação Digital".

Ah, já estava me esquecendo.. Algumas soluções necessitam de serviços de assinatura (mensal, trimestral ou anual) além do hardware, para que a solução possa funcionar. Pense nisso também.

Espero que possa ter ajudado um pouco, mostrando alguns cuidados que devemos prestar atenção antes de escolhermos uma solução de acesso remoto seguro. Caso queiram conhecer uma solução que possa fazer tudo isso, me contatem e conversamos!

Redigido pelo Diretor técnico e Marketing - Eng. Newton C. Fernandez

 
Solução Ethernet Industrial - isso realmente importa?
Switches Ethernet Industrial Hirschmann

Você já se fez a pergunta "realmente faz diferença usar uma infraestrutura de rede com equipamentos industriais (switches, roteadores, firewalls) numa aplicação de automação?" Ou, "não seria a mesma coisa usar equipamentos ditos "comerciais/office" na aplicação?"

A resposta correta para as perguntas é: Sim, faz muita diferença usar equipamentos industriais e equipamentos comerciais não apresentam uma solução adequada para sua aplicação. Entretanto, me parece fazer mais sentido explicar essa necessidade de equipamentos industriais de uma outra forma: precisamos entender porque são diferentes. Neste artigo vou tentar fazer isso.

Importante destacar que os equipamentos ditos comerciais (ou office) fazem, e muito bem, as tarefas para as quais foram projetados. A questão aqui é entender que o ambiente e requisições numa planta industrial, são bem diferentes do que as encontradas num escritório, por exemplo. Cabe aqui uma comparação: escolha um carro de luxo que mais te agrada, do fabricante que preferir. Não tenho dúvidas que você vai achar esse carro fantástico, certo? Mas a pergunta que fica é: você o usaria para fazer corridas off-road ou para trabalhos numa fazenda? Me atrevo a dizer que quase 100% dos leitores diria não. Mas não por causa da qualidade do carro, e sim "porque ele não foi feito para isso".

Podemos usar essa analogia neste assunto. Equipamentos comerciais não foram concebidos para trabalhar em ambientes críticos, simples assim.

Certo, mas o que então devo levar em consideração para usar um equipamento industrial para minha rede? Vou listar algumas considerações como exemplos, pois a lista é muito mais abrangente que isso:

1. MTBF (Mean Time Between Failure) – Componentes de Ethernet Industrial são desenhados para fornecer uma vida útil comparada aos outros componentes de automação (PLCs, inversores, relés, etc.) de sua planta, tipicamente não inferior a 15 anos;

2. Montagem – o equipamento normalmente é montado em trilho DIN ou preso diretamente nas máquinas que receberão ou transmitirão dados. Frequentemente são alimentados por 24 VDC, 125VDC e não 127VAC;

3. Ventilação sem fans – os equipamentos industriais se baseiam em dissipação passiva, sem ventilação mecânica, diminuindo absurdamente, a taxa de problemas;

4. Classe de Proteção - os dispositivos precisam estar disponíveis em invólucros à prova de pó e, muitas vezes, à prova d´água (IP67);

5. Conformal coating – resina protetora que reveste as placas eletrônicas em ambientes úmidos ou corrosivos (pensem por exemplo em aplicações off-shore ou armazenamento de fertilizantes)

6. Redundância - aqui falo de redundância de alimentação, redundância de meio físico e até redundância de dispositivos, garantindo funcionamento 24/7 - afinal de contas, sua planta não pode parar!

7. Testes, testes e mais testes - os equipamentos industriais de rede são testados para atender padrões industriais específicos para segmentos de mercado como subestações elétricas, sinalização de tráfego, marítimo, óleo e gás, transportes, mineração, química, alimentos, farmacêutica, entre outros. E tudo iss podem ser usados numa aplicação específica. Esses testes incluem: alta temperatura, pois é comum trabalhos com mais de 50°C; vibração - pense em máquinas se movimentando ou instalação em veículos (trens por exemplo); imunidade eletromagnética; choques mecânicos entre outros.

Para terminar, gostaria de ressaltar que quando falamos em redes industriais, "todos os componentes" precisam ser "industrial-grade": o cabeamento - que muitos negligenciam, os switches, roteadores, firewalls, sistemas wireless... Lembre-se que uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco. Monte sua rede de automação com equipamentos industriais e fique seguro por anos e anos.

Espero que tenha gostado! Até breve!

Redigido pelo Diretor técnico e Marketing - Eng. Newton C. Fernandez

 

Quando o assunto é prestar suporte à distância - Quais são os custos e riscos que você leva em consideração?
Acesso Remoto Secomea

Sabemos que a evolução tecnológica é algo que não podemos evitar e a indústria percebeu isto quando as grandes empresas entenderam que precisavam encontrar algo que as diferenciasse e também reduzisse seus custos operacionais. Nos últimos anos, equipamentos que estavam presentes apenas na parte administrativa das grandes indústrias passaram a equipar o processo industrial entregando métricas para melhorias de todo o processo. Antigamente as máquinas eram independentes e o avanço da tecnologia passou a prover a comunicação entre elas, que é de onde parte o conceito da quarta revolução industrial, a tão aclamada e sonhada Indústria 4.0.

Quando prestamos este tipo de serviço é normal calcularmos custos de homem/hora, horas extras, custos de acomodação, refeição e passagens. Mas existem outros custos nestes suportes que acabam passando despercebidos porque são indiretos.

Vamos lá! Quando você recebe um e-mail ou telefonema para suporte, você pode até estimar uma duração de atendimento, mas nem sempre é aquilo que esperamos. Você tem um sistema que monitora a abertura e encerramento de tickets de suporte? Existem clientes que são técnicos e outros que apenas querem que a máquina faça tudo por eles e quando ela para... é você quem deve dar o suporte.

Aqui vai um exemplo. O cliente X entra em contato com você por telefone. Ele está com problemas porque a máquina dele está parada e não sabe o que fazer, apenas que você poderá ajudá-lo. Você pergunta se ele é o responsável técnico e ele te informa que não há responsáveis técnicos na empresa e que não se lembra do treinamento recebido que você deu à ele. Você então inicia uma leitura de check list junto ao cliente e percebe que você levará horas para descobrir o problema por telefone porque o cliente não sabe nem como mexer na IHM. Você resolve, então, se deslocar até o cliente para resolver o problema dele, pois a máquina parada está resultando em prejuízos imensos para ele. Você descobre que X está localizado no interior do Ceará a 250 km de Fortaleza. Mas pera aí, você está em São Paulo. Você precisará se deslocar até Fortaleza.

Num primeiro momento você aciona a pessoa responsável pela parte operacional de seu deslocamento (passagens, hospedagens e locação de carro). Após a mesma levantar estes custos, você chega em seu diretor e solicita a aprovação da viagem e ele aprova e repassa ao cliente, que dará o veredicto.

Cliente aprovou. Hora de viajar!

Chegando no cliente, você logo de cara percebe que o botão de parada emergencial estava acionado e o desliga. A máquina começa a operar novamente. O problema do seu cliente foi resolvido em poucos segundos desde que chegou onde a máquina estava localizada. Hora de voltar para a empresa e entregar o relatório técnico. E agora? Todo este custo por um botão? Você levou mais de 4 dias desde que recebeu o telefonema até retornar ao seu dia a dia de trabalho na empresa. Será que os seus clientes que estão esperando entenderão isto?

Para ficar mais dinâmico, entregarei alguns dos custos indiretos que a sua empresa teve e que provavelmente não foram contabilizados na hora do suporte.

1. Atrasos

Já lhe adianto: não foi apenas a máquina do cliente que ficou parada e atrasou a produção. Você disponibilizou 4 dias para atender o suporte técnico para um cliente. Todas as suas tarefas diárias e as planejadas foram interrompidas. E o colaborador responsável pela operação do seu deslocamento? De certa forma, atrasos geram custos, sejam eles monetários ou apenas de produtividade.

2. Clientes sem suporte

Quantos clientes você impossibilitou de receberem o suporte durante os 4 dias que esteve ausente? 

Isto afeta diretamente o seu trabalho, pois são suportes que acumularão com os novos que surgirão. E isto não é bom pois além de afetar o seu rendimento, reduz o lucro da empresa em cima de suportes contratados.

3. Segurança dos Colaboradores

A probabilidade de um colaborador se acidentar fora da empresa é maior apenas pelo fato dele não ter normas de segurança para seguir o tempo inteiro.

4. Imagem da Empresa

Um item para encerrar com chave de ouro e, acredite se quiser, pode ser o custo indireto mais "custoso".

A demora durante um suporte técnico. Será que este afeta também? É claro que sim e, às vezes, a sua empresa não tem culpa disto. Um cliente com uma máquina parada esta tendo prejuízos. Isto está dando dor de cabeça para ele e o problema é a máquina parada. Agora, de quem é a máquina? Pois é, da sua empresa e ela está levando a culpa por isto, mesmo que o motivo da parada possa ser um colaborador do cliente que ativou a função errada, por exemplo.

Uma empresa que quer se destacar precisa reduzir seus custos para tornar o seu produto o melhor custo x benefício do mercado.

E ainda te entrego uma dica

O acesso remoto surgiu no ambiente corporativo através de criações de VPN entre dois dispositivos, mas trazer estas tecnologias para o meio industrial demandam de algumas características como as especificações técnicas do hardware e as do software, para que ambas consigam garantir a disponibilidade da operação. Além disto, uma VPN convencional está suscetível à invasões se os dispositivos e os dados não estiverem protegidos por firewalls e criptografia, respectivamente.

Há alguns anos atrás começaram a surgir tecnologias desenvolvidas para acesso remoto dedicadas ao meio industrial. Com o acesso remoto você consegue corrigir problemas de software, visualizar a tela da IHM e identificar problemas físicos (se houver pré-disposição de sensoreamento), além de monitorar o funcionamento das máquinas e trabalhar com a nova tendência de manutenção do mercado: a preditiva. Ao invés de você socorrer o cliente quando aquela peça quebrar (corretiva) ou o cliente adquirir custos para troca de peças sem necessidade (preventiva), a manutenção preditiva permite que, após coleta de variáveis, um sistema possa identificar o momento exato de troca de peças e, em alguns casos, gerar uma demanda para o departamento de compras daquela peça em tempo hábil para que ela chegue no cliente e o mesmo faça a manutenção, já programando o momento de parada da máquina.

Se você, fabricante de máquina, ainda não possui uma ferramenta para acesso remoto seriada em suas máquinas, a sua empresa está sendo ultrapassada pelos concorrentes e já está na hora de mudar o placar deste jogo!

 

Ferramentas para coleta de dados que tornam seu processo mais produtivo
Tecnologia

O que torna uma indústria mais competitiva no mercado é a forma como ela consegue conduzir os seus processos.

O olhar do investimento na automação está voltado aos processos fabris. Como você já sabe, a automação propicia otimização da produção, tendo grandes chances de reduzir custos de fabricação, bem como acelera-la.

Nessa onda de investimentos em melhorias na automação, empresas ficam encantadas pelo conceito da Indústria 4.0 e, quando decidem implementa-la, recebem a notícia de que precisarão mudar tudo da planta para que estejam de acordo com ela e despender de um grande CAPEX. E este artigo veio te mostrar que isso não é verdade.

A ideia deste artigo é tratar sobre duas das tecnologias que estão englobadas no conceito de Indústria 4.0 e que são relevantes para sua aplicação: o Cloud Computing e o Edge Computing. Não confunda estes conceitos, pois ambos fazem parte da Indústria 4.0, são complementares e agem com suas particularidades.

É provável que você já tenha tido alguma experiência com Cloud Computing. Um exemplo é o Google Docs, que permite que você rode um software em nuvem para edição de documentos. Este é o chamado SaaS (Software as a service).

O conceito de Cloud Computing abrange muitos “aas” e eu tomaria seu tempo e fugiria um pouco do objetivo deste artigo. Então, vamos ao que interessa! Responderei a alguns dos principais questionamentos que são feitos a mim durante reuniões com meus clientes.

Como o Cloud Computing entrega valor à indústria?

Posso seguir por um exemplo de uso na indústria para explicar este valor entregue. Por exemplo: o recebimento e armazenamento de dados online de processos de campo para que usuários possam analisa-los. Isto permite que onde quer que eles estejam, desde que tenham acesso à internet, terão a visualização destes dados. Basta ter um coletor e emissor (hardware) de dados para a nuvem anexado ao seu dispositivo de chão de fábrica e uma conexão deste com um servidor em nuvem através da internet.

E se eu perder acesso à internet? Perderei os dados coletados?

Esta remediação variará conforme a solução que você tem instalada em campo, mas já é comum encontrar hardwares que possuam buffer para armazenamento destes dados temporariamente até que a comunicação se restabeleça.

Preciso de muitas informações de campo. Isto encarece a solução?

Sim. Serviços em nuvem cobram por demanda ou por faixa de serviço provido. Caso sua coleta de dados ultrapasse o patamar contratado ou médio mensal, você terá um custo a mais a cada nova informação coletada.

Meus dados de processo estarão na nuvem! Isto não compromete a segurança deles?

Segurança é sempre um fator delicado e envolve muitos detalhes. Tenha certeza de escolher ferramentas adequadas para se manter protegido. Não basta apenas pensarmos em entregar a tecnologia ao nosso processo, mas também como extrair o melhor dela com a máxima segurança.

E sabe de algo interessante?

Seus dados podem ser tratados na borda. Não é necessário envia-los para a internet, pois poderá trata-los em campo. Vou te explicar na sequência.

O conceito de Edge Computing ainda não é tão aplicado nas indústrias brasileiras e muito se deve a popularização dos conceitos de “IIoT” vinculados ao Cloud Computing. Sim, o Edge Computing atende outro ponto da Indústria 4.0 que, como o nome diz, é a computação de borda, mas não foge do esquemático de coleta de dados. Com esta ferramenta você não precisará mais enviar todos os seus dados de campo para a nuvem (Cloud Computing) e lá eles serem centralizados e processados. Com o Edge Computing você passa a processa-los “ao lado” de onde foram coletados e consegue integrar diversos dispositivos e padronizar os dados recebidos por eles.

Você quer dizer que Cloud Computing é caro e desnecessário?

Não! O Edge Computing é uma ferramenta que pode ou não ser integrada ao Cloud Computing. Tudo vai depender do seu processo e do que você necessita. Lembra que eu comentei que a necessidade de um processamento de muitos dados gera um elevado custo da nuvem? Com o Edge Computing você tem o processamento destes dados localmente, de forma offline e, caso precise de uma integração com o Cloud Computing, você o utilizará apenas para receber as informações necessárias para visualização via cloud. Assim, você ganhará em dois pontos: redução no custo do serviço em nuvem e garantia de armazenamento dos dados.

Deixo uma reflexão para finalizar este artigo:

Já imaginou a vantagem competitiva adquirida pelas empresas que investiram em ferramentas de análises de dados online/offline antes da pandemia frente às que possuíam o processo manual até então?

Redigido por Kauê Martin

Versão Resumida

 

Manutenção Remota Segura com SECOMEA
Manutenção Remota com Secomea

Trabalhar remotamente trouxe uma quebra de paradgmas e um “novo normal” para nossa realidade.

A Transformação Digital provou seu valor para as indústrias de manufatura, pois agora é mais importante do que nunca manter as engrenagens rodando e gerenciar efetivamente o desempenho na planta de produção.

Secomea é uma solução turnkey que combina coleta de dados e acesso remoto de forma simples e segura (com certificações de segurança reconhecidas pelo mercado).

Esta solução permite a manutenção corretiva, preventiva e preditiva como podem ler abaixo:

Manutenção Corretiva

A solução de acesso remoto SECOMEA é escalável e fácil de implantar, também para usuários não especializados em TI.

A solução de acesso remoto conecta você a máquinas e equipamentos para exibir e controlar interfaces, solucionar problemas de equipamentos e instalar atualizações.

Através desta solução, suas máquinas passam a ser acessíveis de qualquer lugar do mundo e você pode resolver remotamente problemas sem visitas dispendiosas e demoradas no local.

Principais recursos:

  • Troubleshooting
  • Reprogramação
  • Possibilidade de controlar remotamente

Manutenção Preventiva

Prolongue a vida útil dos ativos, aumente a eficiência geral e garanta uma produtividade ininterrupta.

Colete dados de máquinas com o Módulo de Coleta de Dados (DCM) para tornar seu processo de manutenção preventiva mais inteligente.

Avalie as métricas operacionais diárias e evite o tempo de inatividade antes que aconteça. A nuvem de coleta de dados (DCC) oferece a capacidade de organizar e visualizar dados em tempo real em painéis para uma visão geral completa da saúde e do status do equipamento.

Principais recursos:

  • Monitoramento de operação
  • Assistência ao operador
  • Manipulação de erros

Manutenção Preditiva

Utilize dados operacionais históricos de suas máquinas e instalações para aumentar o tempo de atividade, otimizando o desempenho da máquina e prever problemas antes que eles ocorram.

O Módulo de Coleta de Dados (DCM) recupera dados de suas máquinas, e o DCC (Data Collection Cloud) torna esses dados úteis para você e sua equipe com ferramentas de análise intuitivas. O DCC aprimora seu foco no OEE visualizando dados de lote de produção em painéis personalizáveis para comparar dados de todos os dispositivos, diagnosticar o tempo de inatividade e aumentar a produtividade e a inteligência comercial.

Principais recursos:

  • Rastreamento de eficiência,
  • Aprendizado de máquina
  • Prevenção de erros

Agende seu teste com nossos vendedores técnicos e conheça mais sobre esta solução ideal para o novo normal da indústria.

 

Deseja acessar 24/7 os dispositivos de produção dos clientes ?
Acesso Remoto Secomea

À medida que o mercado global de IIoT se expande, as indústrias precisam de soluções eficazes e seguras para acessar e monitorar dispositivos em locais de campo instantaneamente.

A solução Secomea foi projetada para permitir que as indústrias se adequem ao padrões da indústria 4.0,oferecendo atendimento ao cliente de primeira classe e aumentando o tempo de atividade dos clientes. A segurança é a principal prioridade, quanto mais simples a solução, maior a probabilidade de ela ser utilizada conforme o esperado, mantendo suas operações seguras.

Aqui um exemplo onde foi instalado Secomea para Acesso 24/07.

Desafio

Um fabricante de sistemas de visão, costumava viajar para várias instalações para executar, controlar e ajustar o planejamento da produção. Os engenheiros foram frequentemente confrontados com cronogramas de produção fora do horário de trabalho, dificultando e, às vezes, até acessar fábricas. Além disso, havia a necessidade de intervenções de emergência nas instalações dos clientes, o que muitas vezes era um desafio devido ao tempo de viagem.

Solução

O Acesso Remoto da Secomea resolveu esses desafios. Hoje este fabricante pode acessar remotamente todos os equipamentos de produção 24/7 sem engenheiros gastando tempo e recursos para acessar máquinas fora do horário de trabalho. Manutenção e controle são agora centralizado, e as intervenções são realizadas rapidamente, levando a tempos de resposta rápidos e clientes satisfeitos.

Para maiores informações sobre este produto, contate nossa equipe técnica comercial.

 

Impossível acessar dispositivos à longa distância e em áreas de difícil acesso?
Acesso Remoto Secomea

À medida que o mercado global de IIoT se expande, as indústrias precisam de soluções eficazes e seguras para acessar e monitorar dispositivos em locais de campo instantaneamente.

A solução Secomea foi projetada para permitir que as indústrias se adequem ao padrões da indústria 4.0, oferecendo atendimento ao cliente de primeira classe e aumentando o tempo de atividade dos clientes. A segurança é a principal prioridade, quanto mais simples a solução, maior a probabilidade de ela ser utilizada conforme o esperado, mantendo suas operações seguras.

Aqui um exemplo onde foi instalado Secomea, que possibilitou acesso a dispositivos em longas distâncias e em local de difícil acesso.

Desafio

Uma organização humanitária Canadense, responsável por um hospital em uma região isolada de Mianmar, necessitava que a energia elétrica fosse suficiente durante as suas 24h de funcionamento. Sendo o primeiro projeto de infraestrutura além do alcance da rede elétrica de Mianmar, foram instalados painéis solares para serem utlizados como fonte de energia, porém nem mesmo os mais eficientes paineis e baterias garantiam a eletricidade suficiente para manter o hospital 24h por dia, especialmente para atividades como raio x.

Solução

A organização canadense com a ajuda de uma equipe local instalou e configurou o Sitemanager para gerenciar e monitorar remotamente as duas fontes de energia e as bateriais responsáveis pela geração de energia. Dessa forma, quando a matriz de painéis solares do hospital não consegue atender à demanda de energia necessária, os especialistas da organização, que estão à 11.000 km de distância, acionam a alimentação de energia extra de um gerador a diesel no local.

Deseja maiores informações sobre este produto, contate nossa equipe técnica comercial.

 

Você deseja otimizar a produtividade com acesso remoto?
Acesso Remoto Secomea

À medida que o mercado global de IIoT se expande, as indústrias precisam de soluções eficazes e seguras para acessar e monitorar dispositivos em locais de campo instantaneamente.

A solução Secomea foi projetada para permitir que as indústrias se adequem ao padrões da indústria 4.0,oferecendo atendimento ao cliente de primeira classe e aumentando o tempo de atividade dos clientes. A segurança é a principal prioridade, quanto mais simples a solução, maior a probabilidade de ela ser utilizada conforme o esperado, mantendo suas operações seguras.

Aqui um exemplo onde foi instalado Secomea, que possibilitou a otimização dos processos.

Desafio

Uma fabricante de geradores de Oxigénio PSA e VSA não tinha como se comunicar com sua rede global de geradores de gás e plantas de purificação, pois muitas unidades estavam em locais remotos e inacessíveis, sem comunicação direta.

Além disso, a empresa não pôde provar a seus clientes que seus equipamentos a gás estavam funcionando conforme o prometido, atingindo a produção anunciada. Como o número de unidades operacionais aumentaram, os desafios de monitoramento e manutenção se tornaram mais prementes.

Solução

OA fabricante instalou um Secomea LogTunnel e agora envia relatórios mensais a todos os clientes com detalhes completos da produção, economia, tempo de inatividade e eficiência. Os clientes agora têm certeza de que seus geradores e purificadores de gás estão funcionando adequadamente. Se uma unidade apresentar um desempenho inferior, o fabricante poderá detectar o declínio à medida que isso acontece permitindo uma correção imediata.

Deseja maiores informações sobre este produto, contate nossa equipe técnica comercial.

 

Otimize a sua produtividade acessando remotamente aos dispositivos
Acesso Remoto Secomea

Com o acesso remoto, além de poder acessar, monitorar e manter máquinas nos locais de produção de seus clientes, você otimiza tempo possibilitando uma rápida manutenção e agilidade no atendimento diante de situações de emergência, já que a ferramenta possibilita um custo baixo de manutenção.

Temos aqui um ótimo exemplo de aplicação que otimizou tempo e produtividade tanto para o cliente quanto para o fabricante.

Desafio

Uma empresa fornecedora líder de soluções para energia renovável e soluções offshore, especializada em soluções turnkey, via como necessidade acessar remotamente seus PLCs e outros dispositivos em campo, para assim diminuir a necessidade de viagens até os locais para manutenção dos dispositivos.

Solução

A solução Secomea os auxiliou a resolver 50% dos problemas remotamente, que usualmente exigiriam visitas ao local.

Além de permitir a otimização dos recursos técnicos, a rápida atenção aos problemas, também economiza ao cliente custos consideráveis associados à indisponibilidade do equipamento e consequentemente perda de produtividade.

A instalação da solução permitiu o rápido fornecimento de um serviço de maior qualidade e oportuno.

Deseja maiores informações sobre este produto, contate nossa equipe técnica comercial.

 

Acessar os dispositivos em campo 24/7 é possível?
secomea

Com a solução SECOMEA é possível sim!

Com o acesso remoto, você pode acessar, monitorar e manter máquinas nos locais de produção de seus clientes, resultando em atendimento eficiente ao cliente, custos mais baixos de manutenção e, mais importante, maior tempo de atividade.

Leia abaixo um dos cases de sucesso da solução de Acesso Remoto Seguro – SECOMEA.

Desafio

Empresa atuante no ramo de compressores percebeu que investia tempo e dinheiro no suporte aos seus clientes e que com o surgimento de novos negócios passaria a investir nesta “perda” de forma mais significativa.

Precisavam otimizar o tempo e o dinheiro, foram ao mercado em busca de ferramentas que pudessem compor uma única estrutura de serviço, tendo como principal objetivo melhorar a performance diante de seus clientes, aperfeiçoando a forma como presta suporte aos seus clientes, tornando o processo mais eficiente.

Solução

Foi a partir deste momento que as soluções da Secomea de acesso remoto e DCM (Data Collection Module) passaram a integrar a nova estrutura de serviço desta empresa.

Aliando a coleta de dados de campo de funcionamento dos compressores ao acesso remoto para atuação em manutenções corretivas, a empresa passou a ter um tempo de resposta ao cliente reduzido.

Em alguns clientes o tempo de suporte que era de 3 a 4 dias passou a ser de 15min. Neste caso, por exemplo, que era necessário o deslocamento para outros países, a ferramenta de acesso remoto passou a permitir uma leitura prévia dos eventos e um pré entendimento do que estava ocorrendo em campo. Com isto, reset de parâmetros, por exemplo, passaram a ser ações remotas, reduzindo o tempo de resposta e correção da falha no cliente.

Para maiores informações sobre este produto, contate nossa equipe técnica comercial.

 

Obtenha acesso remoto à dispositivos mesmo com longas distâncias ou em áreas de difícil acesso
Acesso Remoto Secomea

À medida que o mercado global de IIoT se expande, as indústrias precisam de soluções eficazes e seguras para acessar e monitorar dispositivos em locais de campo instantaneamente, mesmo em locais de difícil acesso ou que tenham longas distâncias entre o local a ser monitorado e á equipe de manutenção, como é o caso do case abaixo.

Este case exemplifica como monitorar dispositivos mesmo em longas distâncias.

Desafio

Uma empresa dinamarquesa especializada em serviços de monitoramento, gerenciamento e otimização de sistemas de refrigeração, necessitava monitorar os alarmes de resfriamento do setor de mercearia de uma rede de supermercados, durante 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A empresa vende aos clientes é a capacidade de manter os rígidos padrões estabelecidos pelas autoridades dinamarquesas em relação à venda de produtos alimentícios, o que é cum tipo de seguro.

A ideia era atribuir vários dispositivos da rede sem fio um endereço IP fixo, e acoplá-los à conexão de banda larga, pois todas as lojas usavam caixas registradoras com terminais de cartão de débito, no entanto o departamento de TI não aprovava, pois não era seguro, por permitir um fornecedor externo acessar dados confidenciais de caixas registradoras.

Outra opção era criar uma conexão de banda larga separada para, por exemplo, refrigeradores de leite, freezers e máquinas de venda de garrafas,porém seria custoso para o cliente.

Solução

A empresa, forneceu uma infraestrutura que possibilita a comunicação com o servidor central da mesma. E o núcleo da infraestrutura está em apenas uma pequena caixa - o Secomea SiteManager, esta caixa pode ser encontrada em todas as lojas e está conectada em série com um gateway, que coleta sem fio os dados do equipamento da loja. Por meio do SiteManager, o gateway envia dados para o servidor da empresa por meio de uma conexão VPN segura e, assim, oferece às operadoras a oportunidade de monitorar constantemente a operação em lojas individuais.

Assim, toda vez que a porta de um refrigerador ou congelador de leite não fecha corretamente, um alarme dispara na tela do computador em um prédio de controle no sudoeste de Odense. Se um alarme disparar, há apenas uma quantidade limitada de tempo para agir antes que os laticínios ou pizza congelada sejam descartados, e esse tipo de resíduo pode rapidamente começar a custar muito dinheiro a um supermercado.

É aqui que o equipamento de alarme continuamente supervisionado da empresa de monitoramento entra em cena. Os operadores da empresa cuidam dos alarmes lidando com eles diretamente e depois registrando-os - por exemplo, pedindo a um funcionário da loja para fechar uma porta ou a um especialista em manutenção para administrar o serviço, se necessário.

Além disso, nossos operadores às vezes são capazes de resolver esses tipos de problemas executando um programa de degelo.

Hoje existe um SiteManager em mais de 1.500 lojas em todo o país.

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